sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Correr ou caminhar?


A prática de atividades físicas tem se tornado cada vez mais comum, e entre as mais populares estão a corrida e a caminhada. A modalidade a ser escolhida depende dos objetivos, limitações físicas e também do gosto de cada indivíduo, porém é fato que qualquer uma das duas atividades é melhor do que ficar parado.
Na busca pela saúde, hoje se sabe que nem sempre a corrida traz mais benefícios do que a caminhada, cada uma tem suas especificidades que vão desde a postura dos movimentos até a meta final de treinamento. A corrida sai na frente nos quesitos perda de peso, desenvolvimento muscular, liberação de endorfina (que promove aquela sensação de bem-estar ao realizar um exercício físico) e na melhoria da qualidade do sono.
Porém, a caminhada não fica atrás nessa competição: sua prática minimiza os riscos de lesões, promove uma fortificação dos ossos e além de tudo protege o coração, reduzindo a taxa de colesterol e os riscos de desenvolver diabetes e hipertensão, principalmente nos principiantes.
Em posse dessas informações e leituras em revistas especializadas, basta escolher entre correr e caminhar o que melhor se enquadra nos seus objetivos e estilo de vida. Não há desculpas para ficar parado!


Kadu Brito, personal trainer, personal running,
sócio da Vitória Runner e cliente da XYZ